Início > Informações > TV’s instaladas em presídio muda a vida de presos

TV’s instaladas em presídio muda a vida de presos

Uma das principais denominações evangélicas de Belo Horizonte (MG), a Igreja Batista da Lagoinha, bancou a instalação de TVs LCD de 32 polegadas em todas as celas de uma prisão da cidade.

Da programação consta os programas da Rede Super

A Igreja Batista da Lagoinha patrocina, há quase três meses, 24 horas diárias de programação em 20 televisores do tipo LCD de 32 polegadas nas celas de duas prisões da capital. Para compensar o investimento de cerca de R$ 30 mil, os 276 detentos dos Centros de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresps) São Cristóvão e Centro-Sul – o segundo mantém uma unidade feminina – são obrigados a assistir, sem qualquer interrupção, à programação evangélica da Rede Super.
O governo do Estado confirma a parceria com os evangélicos, mas informa que a programação também contempla canais católicos como o Rede Vida, Canção Nova, a estatal Rede Minas e a TV Justiça, que traz noticiário do Poder Judiciário.
Os aparelhos de TV são controlados da sala da direção das prisões. Aos detentos é reservada apenas a liberdade de diminuir o som e o brilho da TV, à noite. Apertar o botão “off” só depois de muita negociação e acordo entre os colegas da mesma cela.
O diretor do Ceresp São Cristóvão, o evangélico Luís Fernando de Sousa, diz que depois que passaram a contar com a programação evangélica, os presos “mostram no semblante a tranquilidade em aproveitar a iniciativa cristã”.
Ele diz que a programação evangélica da Rede Super é intercalada com a exibição de filmes. “Coloco filmes para eles três vezes por dia. Exibimos títulos como ‘Em busca da Felicidade’, ‘Homens de Honra’, que passam mensagens positivas”. Os DVDs, segundo Sousa, são alugados por ele próprio ou doados.
Um agente penitenciário do Ceresp São Cristóvão, que pediu para não ser identificado, disse que a reação dos detentos mudou desde outubro, quando os televisores foram instalados nas celas. “Os presos ficam mais calmos”, contou. “Mas, pelo que vi, só passa a Rede Super”, completou.

O coordenador da Assistência Religiosa do Sistema Prisional do Estado, Reinaldo Domingos Pereira da Costa, admitiu que o domínio do canal evangélico na programação oferecida aos telespectadores do Ceresp provocou a adoção de novas medidas. “Começamos a perceber que teríamos que podar o horário e fazer uma melhor divisão entre as entidades religiosas”, disse. Segundo ele, a “democratização da oferta” já entrou em vigor nas unidades que têm as TVs. “É um projeto piloto e estamos avaliando a repercussão”.

O subsecretário da Administração Prisional, Genílson Zeferino, defende a iniciativa como forma de humanização dos detentos. “O Estado não tem como investir nisso (TVs). Foi uma parceria. Estamos acreditando, de coração, que levar a religião é uma forma de socializar os indivíduos”, disse. Zeferino afirmou ainda defender a laicidade – a separação total entre Igreja e Estado – e a garantia da presença de todas as religiões nas prisões.

(Com informações do O Tempo)

 

Anúncios
  1. LUIS FERNANDO DE SOUSA
    janeiro 10, 2011 às 2:28 PM

    CORREÇÃO DA MATÉRIA EDITADA PELA FOLHA DE SÃO PAULO E ESCLARECIMENTO SOBRE A VERDADEIRA FINALIDADE DO PROJETO TV CELA.

    Bom, falarei um pouco sobre o Projeto.

    A TV JUSTIÇA está sendo transmitida aos presos todos os dias e os resultados têm sido excelentes, uma vez que todos estão tendo oportunidade de aprender um pouco sobre direitos, deveres e cidadania.
    Em cada cela existe uma televisão com as emissoras Rede Minas, TV Educativa, TV Justiça, 2 canais religiosos (católico e evangélico, lembrando que o direito de assistência religiosa é assegurado, nos termos da lei, em entidades civis e militares de internação coletiva, como quartéis, internatos, estabelecimentos penais e manicômios (CONSTITUIÇÃO FEDERAL art. 5°, VII). Os presos podem aumentar e diminuir o volume, ligar e desligar o aparelho de TV a qualquer hora que queiram. Os canais são controlados dentro da sala da Direção. Exibimos também, através de DVD, filmes educativos e que enalteçam a moral, virtude, honestidade, falem sobre a família, patriotismo, saúde, orientação jurídica, etc…

    Graças à valiosa ajuda, sem ônus paras os cofres públicos, da Rede Super de Televisão, nasceu o Projeto TV CELA , que disponibilizou televisores com finalidade de viabilizar aos presos acesso a filmes educativos, que transmitam uma mensagem de vida, que enalteçam a moral, a virtude, o caráter, que falem sobre honestidade, enfim , que façam bem à psiquê daqueles indivíduos que se encontram à disposição do Estado. É importante frisar que a única finalidade é a recuperação e a preparação para que eles voltem à liberdade um pouco, ou quem sabe, muito melhores do que lá entraram.

    Não existe discriminação pois o acesso é permitido a outros cleros. Existe também uma câmera com um microfone para que o Defensor Público, Advogado e demais operadores do direito, Padre, Pastor, Psicólogo, Assistente Social, profissionais da área de saúde, etc…, falem diretamente com os detentos através dos televisores. Através desta câmera, os reeducandos têm acesso à palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e orientações jurídicas por parte da Defensoria Pública. Na última quarta feira, dia 22/12/2010 , recebemos a visita do Padre José Geraldo e o mesmo trouxe uma palavra de vida para os reeducandos. Estamos aguardando a visita do Bispo para que fale diretamente com nossos reclusos, conforme nos informou a Dona Alice da Pastoral da Igreja Católica. Exibimos semanalmente vídeos do Padre Léo, e já liberamos outros canais (de cunho educativo) para eles. Não podemos permitir canais de televisão que mostrem pornografia, filmes violentos, apologia ao crime, e coisas desse gênero.

    Creio que a responsabilidade de proporcionar oportunidade de recuperação para aqueles que cumprem pena privativa de liberdade é de todos nos. Um grande abraço a todos e um excelente Ano Novo, repleto de realizações e paz.”

    Luís Fernando de Sousa
    Diretor Geral do Ceresp São Cristóvão – MG”
    luisfdesousa@yahoo.com.br

    • fevereiro 5, 2011 às 1:04 AM

      Obrigado por nos responder. O Blog está a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

  1. No trackbacks yet.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: