Início > Informações, Religião, Cristianismo, Montes Claros, Música, Vida Cristã, Gospel, Notícias, Mundo Cristão > Mapa das religiões no Brasil: Número de evangélicos cresce 2,3% no Brasil, diz FGV

Mapa das religiões no Brasil: Número de evangélicos cresce 2,3% no Brasil, diz FGV

E daí? número de evangélicos cresceu no Brasil

E daí? número de evangélicos cresceu no Brasil

 

Crescemos em números, mas em conteúdo pouca coisa mudou. Pesquisa divulgada nessa terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o número de evangélicos cresceu em relação a última pesquisa divulgada pelo instituto em 2003. Naquele época, 74% dos brasileiros se declaravam católicos. No entanto, em 2009, a realidade é outra.

O número de pessoas que se dizem católicas caiu para 68,4%. Já o número de evangélicos subiu de 17,9% para 20,2%, cerca de 2,3. Em contraponto, aumentou também o número de pessoas que afirmam não ter religião.

O novo mapa das religiões no Brasil foi traçado com base na última pesquisa de orçamentos familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Eu acho que há pessoas que necessitam de uma igreja, de uma direção, e outras que não”, defendeu uma entrevistada ouvida pela reportagem do Jornal Nacional (JN). Assim como essa entrevistada, milhares de brasileiros vivem na mesma situação. Sem igreja, sem uma comunidade de apoio, sem Deus e até mesmo sem fé.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros ainda é de católicos, mas a queda no número de seguidores é maior a cada ano.

Em 2003, 74% dos brasileiros se declaravam católicos. Em 2009, o número caiu para 68,4%. A redução foi maior entre jovens e mulheres. O número de evangélicos subiu de 17,9% para 20,2%. Aumentou também o número de pessoas que afirmam não ter religião: de 5,1% para 6,7%.

Diversidade Religiosa

O mapa mostra, acima de tudo, que o Brasil é um país de diversidade religiosa e isso fica bem caracterizado nas capitais brasileiras.

O Rio de Janeiro tem a maior proporção de espíritas. São Paulo concentra mais seguidores de religiões orientais. Porto Alegre tem a maior proporção de praticantes de religiões afro-brasileiras. Vitória é a cidade mais evangélica entre as capitais, com 23% da população evangélica. Teresina tem a maior proporção de católicos. E é em Boa Vista que há mais pessoas sem religião.

Um mapa que ainda deve se alterar nos próximos anos. “Uma das coisas que mudaram mais, nos últimos 20 anos, eu diria que é a composição religiosa da população. Ela vinha mudando a uma determinada taxa, agora ela está mudando dez vezes mais rápido que nos cem anos antes”, avalia Marcelo Neri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV.

Fonte: Com informações do JN

Anúncios
  1. março 5, 2012 às 1:36 AM

    Será possível que os irmãos católicos, no decorrer desses dois mil anos, ainda não perceberam que ser um verdadeiro cristão não basta se denominar religioso, mas praticante da palavra de Deus,abstendo-se do pecado como: idolatria, proibição do casamento para sacerdotes,tolerar vícios, não apenas proibir a camisinha mas pregar abertamente que sexo só deve ocorrer depois do casamento por motivos danosos, etc, omissão em pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo que nos leva a um novo nascimento.
    Devemos anunciar com coragem que Jesus é nosso Senhor e salvador, abandonar o ritualismo e costumes pagãos herdados de Roma, e partir para o alvo de onde vem o nosso socorro que é CRISTO JESUS, quem morreu e ressucitou por nós. Católicos, amamos vocês, por isso pedimos: deixe Cristo tirar a escama do vossos olhos, como fêz com o Apostolo Paulo ao se converter,” pois, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo8.36). Meus irmãos católicos, o dia que vocês eperimentarem o dom do Espírito Santo na sua vida você vai ver que servir a Deus é muito mais do que você imagina. A verdadeira fé nos condus ao temor de Deus e o temor nos condus à sabedoria e a sabedoria nos condus ao dicernimento do que é certo e errado, segundo a palavra de Deus. Que o verdadeiro Deus se revele para vocês e os liberte. Amém!

  2. jhé
    janeiro 27, 2012 às 6:04 PM

    Enquantos muitos debatem a religião devo lembra-los que a religiosidade não levará ninguém ao céus, ao invéz de debaterem qual religião está certa ou errada, qual tem mais adepitos, porque não vão se voltar para o unico e o verdadeiro objetivo que é Jesus, sou evangélica e como disse Jesus:”Eu sou o caminho,e a verdade e a vida ,e nigúem vem ao pai senão por mim”essa frase resume tudo.Gente igreja católica não salva, a evanjélica também não, padre não salva, pastor também não e muito menos religiosidade.

  3. egmar vieira
    janeiro 16, 2012 às 11:30 PM

    Infelizmente as pessoas acham que a Sã Doutrina do Senhor jesus está na igreja Romana que perseguiu,matou e condenou milhares de pessosas em vários paises do mundo, de diversas religiões,por não serem católicas há algum tempo atrás , e, ainda contunua perseguindo os crentes evangélicos por todo o mundo pelo fato destes pregarem contra a idolatria,batismo de inocentes e outros absurdos que esta igreja continua ensinando e apoiando estas práticas pecaminosas que a Bíblia condena.
    Que o Senhor Deus continue levantando do meio desta igreja muitas pessoas corajosas para combaterem contra o pecado como : Jerônimo Savonarola,Martinho Lutero, Padres ,Bispos e milhôes de milhões como nós para que o nome do Senhor seja sempre glorificado na terra e para que o mundo conheça a Verdadeira Doutrina de jesus Cristo.O Senhor não veio trazer religião na terra,mas sim salvação,perdão e vida eterna ao pecador arrependido que queira seguí-lo e aceitá-lo como o seu único Senhor e Salvador da sua vida.

    ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça ,mas tenha vida eterna….
    Quem nele crê não é condenado,mas quem não crê,já está condenado .(João 3;16-18 )

    ” Eu sou o caminho,e a verdade e a vida ,e nigúem vem ao pai senão por mim (joão 14;6)
    ” Porque há um só Deus, e um só intersessor entre Deus e o homem :
    Jesus Cristo homem . ( 1 timoteo 2;4-5)
    ” Ora, ninguém subiu ao céu , senão o que desceu do Céu:O Filho do homem,que está no céu.( João 3;13)

    Veja que o batismo para penitência(arrependimento) dos pecados é para pessoas conscientes dos seus pecados.
    Analise o Evangelho segundo Marcos 16;15-20:Ide,pregai e quem primeiro crer para depois ser batizado.
    analise o que Diz João batista no livro de Mateus 3;6-11: Novamente batismo para arrependimento dos pecados .
    Atos 8;9-13:batismo para pessoas adultas convictas dos seus pecados.
    Até o proprio jesus que quando era criança,não foi batizado e sim apresentado no templo,leia Lucas 2;21-23,e só foi batizado depois de 30 anos de idade , deixando exemplo para todos nós ,apesar de ele não ter pecado .

    Que Deus abra a mente das pessoas para que elas conheçam a verdade e a verdade vos liberte do pecado (João 8;32-36 )

  4. Jesus Robeto da Silva
    dezembro 8, 2011 às 9:22 PM

    A palavra de Deus diz que nem todo o que diz Senhor, Senhor ( Mt 7.21-23 ), entrará no reino dos céus, mas somente aqueles que são fiéis até o fim alcançarão a Bem-aventurança Ap.2.10(b). Os fiéis servos e servas de Deus do AT viveram pela fé e foram fiéis ao Deus Todo-Poderoso, não é diferente com os servos (as) do séc.21, também deverão viver da fé, pois sem fé é impossível agradar-se a Deus Hb 11.6, todos nós precisamos de fé para termos uma vida de fidelidade e compromisso com o Senhor Jesus Cristo, afinal de contas somos ou não somos servos de Deus?? Se Deus considera-se os nossos feitos não seríamos alcançados pelo seu grande perdão, por sua graça misericordiosa, não somos merecedores, mas pela graça somos salvo, como diz Ef.2.1-9 ; e vers.11 à 22.. Espero poder contribuir para o entendimento com Cristo como diz I João 1.9 e o cap. 2. 1-17. Que todos tenham um feliz final de ano e um novo ano cheio da graça do Senhor Jesus Cristo. Fiquem na paz de Cristo.
    Jesus Roberto

  5. agosto 26, 2011 às 6:28 PM

    concordo com vc meu amigo mais tambem eu fico feliz.. sou catolico e testemunho uma so fé meu irmão e sabe porque fico feliz enquanto aqui no brasil cresce apenas 2, 5 o numero de evangelicos nos usa foi entrondosa a queda de evangelico e o aumento de catolicos mais creio que daqui há alguns anos não irá cair o numero de catolicos com tantos padres de deus como pe reginaldo manzott pe marcelo rossi pe fabio de melo pe zezinho dentre muitos outros paz e fé pra vc meu irmão

  6. marcio
    agosto 24, 2011 às 1:34 PM

    O número de protestantes cresceu no brasil, eu não sei se fico triste ou se fico feliz, sim! porque esse crescimento protestante, só confirma o que diz a bíblia, que no fim dos tempos o rebanho de cristo vai se reduzir, como afirma mateus, 7,13 ENTRAI PELA PORTA ESTREITA PORQUE LARGA É A PORTA E ESPAÇOSO É O CAMINHO QUE CONDUZ A PERDIÇÃO E “MUITOS” SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA. em II Timóteo 4, 3-4 diz PORQUE VIRÁ O TEMPO EM QUE NÃO SOFRERÃO A SÃ DOUTRINA MAS TENDO COMICHÃO NOS OUVIDOS AMONTOARÃO PARA SI DOUTORES CONFORME AS SUAS PRÓPRIAS CONCUPISCÊNCIAS E DESVIARAM OS OUVIDOS DA VERDADE (IGREJA CATÓLICA) E VOLTANDO AS FÁBULAS. hé! meu amigo e por isso que eu não sei se fico triste, ou feliz, porque sou católico, posso de alguma maneira alcançar a salvação.

  1. No trackbacks yet.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: