Folha e o seu Jornalismo Colaborativo. Onde?

Andrey Librelon

Ou a Folha de S.Paulo é incoerente ou estou cada vez mais desatento com o mercado publicitário/jornalístico. O jornal que diz “prestar serviço ao país” compartilha informações diariamente no Facebook e no Twitter, mas limita o acesso ao seu conteúdo e restringe comentários dos usuários a quase metade do seu portal, como anunciou essa semana.

Segundo o jornal, o portal folha.com recebe 5 mil comentários por dia. E nem todas valem ou merecem “subir”, conforme a própria Folha anunciou. Parte dos comentários vira lixo.

O jornalão não estaria na contramão dessa nova visão do jornalismo colaborativo, participativo, cidadão pregado por VEJA,estadao e outros tantos? 5 mil comentários barrados, nessa visão, são 5 mil sugestões de pauta jogadas fora. Logicamente que nem tudo é aproveitado, mas o leitor é, sempre será, peça fundamental nessa discussão.

Tentar enlatar tendências norte-americanas e britânicas pode ser um tiro no pé. Mas vale também lembrar que 11 dos vinte jornais mais vendidos dos EUA já estão cobrando pelo conteúdo. Sistema conhecido como paywalls. Entre os onze, estão os quatro mais importantes: The Wall Street Journal, USA Today, The New York Times e The Los Angeles Times.

Em Montes Claros-MG, especificamente, os jornais estão longe disso. Liberam e/ou publicam 100% do seu conteúdo em seus sites, que sofrem por falta de audiência. Como se sabe, não é uma preocupação a curto prazo. Isso por conta do costume dos próprios leitores – tendência nacional que aos poucos vai se encurtando – que ainda preferem o impresso, o cheiro da tinta no papel.

A discussão continua…

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: