Morre missionária que ajudou a traduzir Bíblia Kaiwá

Última visita de Lorena ao Brasil

Missionária Loraine em sua última viagem ao Brasil (Foto: Divulgação)

Morreu na última terça-feira, dia 29, a missionária norte-americana Loraine Irere Bridgeman (conhecida pelos brasileiros como Lorena), aos 87 anos. Ela trabalhou no Brasil por quase 50 anos e dedicou sua vida ao trabalho missionário com o povo indígena Kaiwá.

Doutora em Linguística e em Antropologia, ela falava a língua dos Kaiwá com a mesma fluência de qualquer indígena. Traduziu, juntamente com o casal de missionários ingleses John e Audrey Taylor, o Novo Testamento Kaiwá, publicado em 1986. Quando se aposentou, em 2005, já havia traduzido mais de dois terços do Antigo Testamento.
Lorena nasceu no dia 01 de novembro de 1925, foi membro da SIL (Associação Internacional de Linguística) desde 1952, e viveu no Brasil de 1958 a 2005. Além de trabalhar intensamente na análise da língua Kaiwá e na tradução da Bíblia, foi também professora de Linguística, inclusive na Universidade de Brasília.

“No dia 24 de janeiro, Lorena foi internada no hospital da Comunidade onde residia, submetida a uma cirurgia, e não voltou mais para sua casa terrestre. Já havia completado a carreira e foi morar em seu novo lar. Para nós que ficamos, fica a imensa saudade, dessa ‘vovó’ (como ela gostava de ser chamada) tão querida, mas também a certeza de nos encontrarmos novamente no céu na presença de nosso Senhor”, contam Cristiano e Eliane Barros, missionários da Wycliffe.

Fonte: Ultimatoonline

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: