Início > Informações, Religião, Cristianismo, Montes Claros, Música, Vida Cristã, Gospel, Notícias, Mundo Cristão > MTC Latino Americano. Seminário evangélico comprometido com a formação de lideranças cristãs

MTC Latino Americano. Seminário evangélico comprometido com a formação de lideranças cristãs

mtc

Prédio principal do Seminário Teológico MTC Latino-Americano em Montes Claros (Foto: Divulgação)

Por Hermanao Constantino

 

Nestes tempos de grandes mudanças mundiais, aumenta a necessidade das pessoas estarem mais voltadas para Deus. Pensando nisso foi criado há 29 anos, em Montes Claros, o seminário evangélico MTC Latino Americano, situado próximo ao Bairro Vila Oliveira, tem se dedicado ao treinamento de pastores, missionários e líderes cristãos. A instituição, que funciona na Vila Oliveira, tem como propósito fornecer treinamento para os vocacionados evangélicos.

De acordo com o diretor acadêmico e professor, Tharso Peixoto de Souza, o MTC Latino Americano é uma Escola de Treinamento Missionário, filiada à Missão AMEM (A Missão de Evangelização Mundial), com sede em Belo Horizonte. “A instituição está presente em 90 países, e em Montes Claros essa é uma das cinco unidades que oferece treinamento no mundo, as outras estão na Austrália, Canadá, Holanda e Nova Zelândia”, destaca Souza.

Ainda segundo Tharso Peixoto, que também é teólogo e psicanalista, a instituição oferece quatro cursos: básico de teologia em missões, com duração de dois anos, destinado a líderes de igrejas locais; licenciatura em teologia, com ênfase em missões, com duração de três anos; bacharel em teologia com ênfase em mistério pastoral e em teologia com ênfase em missões, ambos com duração de quatro.

“Nos cursos de quatro anos, por exemplo, os estudantes têm um programa de matérias: bíblia, história, teologia, línguas, culturas, antropologia, todas as disciplinas relacionadas a área de formação, além de estágio social, transcultural, em outra cultura fora do Brasil (num país da América Latina); e um estágio de seis meses, onde não havia trabalho de evangelização. Faz parte do cronograma acadêmico, ainda, acompanhamento dos seminaristas com professores e líderes durante o curso”, esclarece.

Ainda segundo Tharso Peixoto – que, além de diretor acadêmico, é teólogo e psicanalista -, a instituição tem aulas no período da manhã e tarde, momento que os estudantes estão envolvidos na parte acadêmica (aulas e projeto), inclusive com oportunidade de estudarem outra língua e culturas diferentes. Também faz parte das atividades do estudante a parte prática com atuação em grupos de estágio na cidade em várias áreas e em trabalhos manuais no campus do seminário. “A instituição atende a alunos de Montes Claros e todo o país e demais nações que falam a língua portuguesa, da América Latina, de fala espanhola, e eventualmente de língua inglesa”, pondera.

Os seminaristas têm também, durante a realização do curso, a oportunidade de atuar numa igreja local. “Essa atividade permite ao seminarista descobrir e aperfeiçoar seus talentos e dons espirituais, num contexto de comunicação da Palavra e sob a supervisão de pastores e obreiros cristãos”, frisa Souza.
A vida devocional é outra importante atitude que faz parte da vida acadêmica do seminário. Os estudantes são encorajados a ficarem um tempo a sós com Deus, em orações, reflexões na Bíblia e adoração. Além dessa prática pessoal, os estudantes participam constantemente dos cultos (na capela do seminário) e reuniões devocionais com os missionários e professores residentes no MTC. “São momentos de adoração comunitária, quando nos encontramos para cultuar a Deus e aprender mais um pouco de seus desígnios. Também aprendemos uns com os outros nos momentos de testemunhos e nas pregações dos estudantes e de pregadores visitantes”, assegura Tharso Peixoto.
Fora os horários de aulas, cada estudante é estimulado a estudar nos horários reservados para as leituras e pesquisas. O exercício acadêmico é indispensável para a devida apreensão dos temas fornecidos e discutidos em aula. Há também tempo para o lazer e esportes

MTC Latino Americano capacita pessoas para a evangelização

Criado em 1984, a instituição é fruto do trabalho de alguns missionários que atuavam no Norte de Minas, da missão Amem, e entendendo a importância de um seminário de formação evangélica, o pastor Murray John Faulkner organizou essa escola. Inicialmente as atividades foram desenvolvidas na própria casa do pastor e, posteriormente, adquiriu o terreno onde hoje é a sede da instituição. Com isso, os missionários começaram a receber estudantes do Brasil interessados nessa formação teológica e missionária. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela instituição de evangelização em Montes Claros.

Gazeta Norte Mineira – Quais são os projetos sociais desenvolvidos pelo MTC Latino Americano em Montes Claros?

Tharso Peixoto de Souza – As ações são desenvolvidas na instituição de caráter social e constitui a parte prática dos estágios com assistência no Hospital Universitário Clemente de Faria, em uma escola e em casas na Vila Oliveira. Além de outras instituições como o Centro de Menores Infratores, no Hospital Prontomente e numa creche no Bairro Major Prates. A atividade dos seminaristas acontece uma vez por semana e eles atuam como voluntário nessas atividades.

GNM – Como evangelizar as pessoas em um mundo onde prevalece o individualismo?

Tharso – Mostrando justamente o contrário, que precisamos uns dos outros. As coisas materiais são úteis, mas não é tudo. Esse é o primeiro passo. Esse individualismo se mostra presente principalmente nesse aparato que temos hoje, de jornadas duplas (trabalho e estudo ou dois trabalhos) e que têm provocado efeitos colaterais como, exatamente, a falta de sentido, e a Bíblia (Palavra de Deus) se mostra uma oportunidade para completar esse caminho. A evangelização hoje precisa passar por isso porque vemos o mundo realmente em transformação.

GNM – Após a conclusão do curso, qual a atuação dos seminaristas e qual o aporte que o MTC proporciona a eles?

Tharso – Após a formação os alunos se tornam líderes da igreja evangélica local, missionários com atividade no Brasil e no exterior ou pastores aqui no Brasil. A nossa visão como instituição é fornecer o treinamento para os seminaristas evangélicos do Brasil e latino-americanos; no campo social, contribuímos através dos estágios semanais, realizados sempre à tarde, como voluntariado em alguma organização de cunho social. Há também estágios em outras culturas que possibilitam o seminarista maior vivenciar os campos de evangelização e social.

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: