1+1=1. A solucionática do reino

O título desse texto é uma piadinha que matemáticos costumam aplicar entre os leigos. Sacomé. Para tirar sarro de quem entende pouco sobre essa tão complicada, mas essencial, disciplina. Uma hora a gente aplica ela em algum canto. É ela, a Matemática, que ora nos permite dar o troco certo ora nos auxilia na contabilidade cotidiana. É a mesma que nos faz quebrar a cabeça no fim do mês.

Geralmente, quando 1+1=1 é sinal que a conta está errada, certo? Talvez. Matematicamente, pode acontecer. Não me perguntem como. Tenho um amigo matemático que poderá solucionar essa “bodega”. Antes de raciocinarmos sob essa temática, é importante tentarmos relacionar o reino de Deus com os números. É sempre bom lembrar também que no reino de Deus, não há perdas nem ganhos, nem créditos. Muito menos débitos. Assim, sempre estamos em dia com Ele. Compreende?

Equação

Teólogo, Mestre em Ciências da Religião, Ed René Kivitz, criador dos microvídeos no YouTube, Talmidim – reflexões diárias, cunhou uma frase apropriada. “No discipulado de Jesus, a experiência com Deus é pessoal, a caminhada com Deus é comunitária. E nada, absolutamente nada, é individual”. Sábias palavras. Não é de se admirar, claro, que essa definição traga luz ao nosso entendimento sobre a problemática, diria solucionática do reino. Assim fica fácil resolver esse “problema”.

Depois que experimentamos uma transformação da mente (Rm 12.2), somos desafiados a viver diferente e melhor. Com intensidade e em comunidade. É isso! Pode parecer um desafio, quem sabe um constrangimento, mas viver na comunidade do amor é uma resposta ao chamamento de Cristo de, como filhos, conhecermos a perfeita e agradável vontade de Deus, a partir de Jesus, que por meio da Cruz nos ama(ou) integralmente.

É nesse sentido que o resultado da soma sempre será 1. Em Cristo somos parte, estamos no jogo, #tamojunto, caminhando lado a lado. Ed vai mais além em outra reflexão afirmando que “a resposta cristã para a necessidade de um projeto existencial é a vida em comunidade, a comunidade cristã”.

Fato é que nas contas do Reino de Deus não há vida fora da comunidade. Realizamo-nos juntos, sofremos juntos e nos ajudamos mutuamente, fazendo o que nos é peculiar: sendo gente, humanos, amparando o próximo em amor. Servindo. O que não pode ser traduzido e confundido com ativismo religioso. Não é o mesmo que inchar ou inflar relacionamentos ou mesmo igrejas, mas ampliar o entendimento e estreitar o reino de Deus às pessoas. Reino que está em nós e é oferecido por meio de nós. Um serviço que devemos prestar com alegria e singeleza de coração. O reino de Deus é comunitário e todos devem acessar, participar.

Comunidade é isso. E você, vem?

Texto extraído do blog Conexão Jesus

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: